Conselho da Nobreza do Principado de Mesolcina e Ducado de Alvito


TRIBUNAL HERÁLDICO
do
PRINCIPADO DE MESOLCINA,
da Soberana Principesca e Ducal Casa de Trivulzio-Galli,
e das Ordens de Cavalaria da Casa Principesca e Ducal
+Divisão de Heráldica+
Alvará de Reconhecimento de Carta d'Armas sob Registro Número 0189/2025 de 07 de Abril de 2025.
Sua Alteza Sereníssima o Príncipe D. Andrea III Gonzaga Trivulzio Galli, Pela Graça de Deus e do Direito Hereditário, Duque de Mesolcina, Príncipe de Mesocco e do Sacro Império Romano, Conde-Duque de Alvito, Duque de Atina, Custódio da Fé, etc., Chefe da Soberana Casa de Mesolcina, Grão-Mestre das Ordens Dinásticas
Faz saber aos que este presente Alvará de Carta de Armas virem que o Conselho da Nobreza da Sereníssima Casa Principesca e Ducal de Mesolcina, por meio de seu Tribunal Heráldico, tendo por base a Legislação Nobiliar do antigo Principado de Mesolcina, exarada por Suas Altezas Sereníssimas os Príncipes de Mesolcina, Reconhece a Sua Alteza Sereníssima a Princesa Donna Thaís Gama Gonzaga Trivulzio Galli, Princesa e Duquesa de Mesolcina, Duquesa de Alvito, Condessa-Duquesa de Atina, Princesa de Mesocco e do Sacro Império Romano, Consorte de Sua Alteza Sereníssima o Príncipe D. Andrea III Gonzaga Trivulzio Galli, Duque de Mesolcina, Duque de Alvito, Conde-Duque de Atina, Príncipe de Mesocco, de Trivulzio-Galli e do Sacro Império Romano, Chefe da Sereníssima Principesca e Ducal Casa, o uso de brasão d'Armas, conforme o deliberando em secção de 07 de Abril de 2025 anotadas sob Registro 0189/2024.
As armas são compostas por:
Artigo 1º
COTA:
Escudo duplo, o primeiro com as Armas de Sua Alteza Sereníssima o Príncipe e Duque de Mesolcina é composto por um escudo partido de 3, cortado de 4, perfazendo 10 campos e um escudo central:
I de ouro uma cabeça formada por três faces, a primeira de meia-idade, a central anciã e a terceira jovem; acompanhada de um listel de prata com a inscrição MENS UNICA;
II de blau uma Madonna posta sobre um terraço de sinopla, vestida com vestido de goles e manto de blau, ajoelhada em oração diante do Menino Jesus. Sobre ambos um listel de prata com a inscrição QUEM GENUIT ADORAT;
III de prata uma com o emblema heráldico chamado Jesus (também chamado de “Sol Trivulziano”), que é composto por uma Cruz pátea dentro de um círculo do qual saem oiro raios curvos, tudo de goles.
IV de goles, uma aspa de prata, carregada de cinco sóis trivulzianos;
V campo de sinopla carregado de um maço de trigo de ouro;
VI campo de blau carregado de um carvalho de ouro arrancado do mesmo (della Rovere);
VII três sóis trivulzianos sobre uma banda de prata, dividindo o campo, sendo o superior de goles e o inferior de sinopla;
VIII campo de goles carregado de uma hidra cozida de sinopla;
IX de goles carregado d’uma onda de prata, tendo dentro dela uma onda dividida na parte superior de sinopla e na inferior de goles;
X campo de ouro com uma faixa cozida carregada da rosa de Mesolcina, que é de ouro, folhada e abotoada de sinopla entre duas cruzes páteas de goles.
Sobretudo (entre os campos IV-V e VI-VII) um escudo de Gonzaga Trivulzio-Galli, que é esquartelado, primeiro as Armas da Varonia, que são de blau carregado de 3 flores-de-lis d'ouro em contra-roquete, do Reino de França, tendo por diferença um batton de prata em banda, para o Ramo Capetíngio de Dreux-Beu-Galli, que é a varonia da Casa de Mesolcina; segundo de Trivulzio, que é palado de ouro e sinopla; terceiro do Ducado de Alvito, que é de prata, cortado de 3 peças: no I, de ouro, uma águia de sable, coroada do campo; no II um leão passante de goles, armado e linguado do mesmo, entre dois ramos de "Ruscus Aculeatus" de sinopla; no III Três bandas de goles; quarto de Gonzaga de Castel Goffredo, que são de prata, uma cruz pátea de goles, acantonada por quatro águias estendidas de sable voltadas para o centro; tendo ao centro um escudo esquartelado, 1º e 4º do Reino da Boêmia, que é de goles, um leão rompante de prata com cauda dupla, coroado e acoleirado d’ouro, no 2º e no 3º de Gonzaga antigo, que cortado de seis, alternadas em ouro e sinopla, iniciando pela d’ouro. Brocante sobre o escudete, um escudete oval, d’ouro, tendo nele o desenho heráldico do Sagrado Coração de Jesus, e dentro dele o Imaculado Coração de Maria. Sobre o escudo uma Fürstenhut.
No segundo escudo, as Armas que lhe foram reconhecidas por meio do Alvará nº 182, de data de 03 de março de 2024, a saber: escudo oval feminino, esquartelado, I as Armas dos Gama dos (Barões de Bagé), compostas por um enxadrezado de 3 peças em faixa e 5 peças em pala d'ouro e goles, tendo nas peças de goles dois filetes de prata. II Rosa, que é de goles, três faixas d'ouro, carregadas de 6 rosas de goles, abotoadas de prata e folhadas de sinpla, postas uma na primeira, duas na segunda e três na terceira. III Saldanha, que é de goles, uma torre movente de prata, com telhado, porta e janelas de blau. IV de Sousa Holstein, que é contra-esquartelado, 1º e 4º do Reino de Portugal, com um filete de sable em contra-banda, 2º e 3º de goles, com uma quaderna de crescentes de prata.
EXTERIOR:
Timbrando os escudos a Fürstenhut. Ao redor dos escudos o Grão-Colar de Grã-Mestra da Ordem das Damas Nobres de Nossa Senhora Auxiliadora.
Por suportes, à destra o anjo da Casa de Mesolcina, que é um anjo revestido de túnica verde, com asas de ouro e a cabeça voltada para trás. A sinistra uma gama de ouro com três palas de goles.
O conjunto repousa sobre o Fürstenmantel, timbrado com o Barrete Ducal de Mesolcina. Grito de armas: DEUS ET OMNIA, inscrito com maiúsculas latinas de sable em listel de prata, sainte da parte superior do manto.

Artigo 2º
Se poderão também utilizar em formato de pequenas Armas, que serão compostas por um escudo partido, no I o Palado Trivulziano, que é um palado de ouro e sinopla e no II as Armas da família Gama. Timbrando o escudo o Barrete Ducal de Mesolcina. Por suportes dois anjos, vestidos com túnica verde e com asas d'ouro, com a cabeça voltada para trás.

Artigo 3º
Tais Armas aqui certificadas poderão ser portadas por sua titular, esculpidas, pintadas, bordadas, gravadas, impressas, forjadas: em seus selos, anéis, carimbos, palácios, casas, capelas, oratórios, túmulo, carruagens e demais veículos, e em todos os demais lugares que forem de costume, sem que sofra por isso quaisquer restrições da parte de futuros Reis d’Armas desta Casa Principesca.

O Rei-de-Armas Cavaleiro
Conde de Borgomanero,
Cavaleiro de Grã-Cruz de Honra e Devoção da Sacra Ordem da Milícia de Jesus Cristo e de Santa Maria.
O Tribunal Heráldico

O Rei-de-Armas Principal
